segunda-feira, 2 de maio de 2011

iPad sera produzido no Brasil

No dia 12/04, em uma viagem da presidente Dilma Roussef a China, foi confirmado que a Foxconn (empresa fundada em Taiwan, responsável pela fabricação dos iPad da Apple), passará a produzir os tablets da Apple no Brasil. A expectativa é que em dezembro já comecem a ser produzidos os aparelhos.
Segundo o Itamaraty, estima-se que a Foxconn tenha a intenção de investir US$ 12 bilhões no Brasil em 5 anos, podendo gerar cerca de 100 mil empregos no país.
Segundo o Ministro da Ciência e Tecnologia Aloísio Mercadante, a produção de iPads no Brasil está sendo estudada por um grupo de trabalho que envolvem os ministérios da Fazenda, de Desenvolvimento, Indústria e Comércio exterior e de Ciência e Tecnologia, além do BNDES.
A tendência é que, com a fabricação no Brasil, o valor do iPad sofra uma redução de até 31%, em comparação com os importados, já que o IPI cairia de 15% para 3%.
Apesar do acordo firmado, a Foxconn fez a Dilma Roussef um pacote de exigências para efetivar o investimento. A lista vai de Infraestrutura a garantia de investimentos, passando por investimentos na legislação fiscal. Confira as exigências:



Especula-se que a cidade escolhida pela Foxconn para a instalação de sua unidade produtora no Brasil seja São Paulo. Isso porque, no último dia 30 (sábado), segundo o Secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo Davi Zaia, disse que foi procurado por representantes da empresa Foxconn para ter garantias de que São Paulo teria condições de capacitar mão de obra para a fábrica de tablets, só não se sabe ainda qual a cidade que receberá os investimentos. Segundo Zaia, foi garantido aos representantes que o Governo de São Paulo terá condições de atender a demanda da empresa por capacitação de mão de obra, cerca de 35 mil trabalhadores através de cursos profissionalizantes.

Outra questão interessante, é que se concretizado este investimento no Brasil, o país aumentará sua dependência da China. Isso se dá porque o Brasil teria que importar da China uma série de commodities com preço em alta no mercado internacional. A China, atualmente, é praticamente a única produtora das chamadas “terras-raras” no mundo, com 97% da produção mundial.
As terras-raras são 17 produtos minerais utilizados na fabricação de equipamentos de alta tecnologia como iPads, celulares, etc, que a Foxconn se propõe a produzir no país.


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário